Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Arcebispo Emérito Dom Altamiro Rossato, Mons. Lorenzatto e Côn. Jotz falecem no dia de hoje em Porto Alegre

A Arquidiocese de Porto Alegre está em luto: num mesmo dia, 13 de maio de 2014, 
faleceram três grandes homens na história desta Igreja Particular: 

Dom Altamiro Rossato, CSsR, Mons. Antônio Domingos Lorenzatto e Côn. Edgar Jotz. 

Da esquerda para a direita: Mons. Lorenzatto, Dom Altamiro Rossato e Côn. Jotz.


Durante a madrugada o quinto Arcebispo Metropolitano, Dom Altamiro Rossato entregou sua alma Deus, na idade de 88 anos. Ao amanhecer, o sacerdote mais velho daquele clero foi chamado à contemplar a face de Pai: Mons. Antônio Domingos Lorezantto morreu ao 93 anos. E, no findar do dia, foi anunciada a junção do Cônego Edgar Jotz, com 84 anos, aos irmãos no sacerdócio, rumo a Casa do Pai.

Dom Altamiro: O missionário que virou professor, o professor que virou Bispo! 

O prelado faleceu por volta das 04 horas de hoje, 13 de maio, no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, onde estava internado. 


Aos 88 anos de idade Altamiro foi vítima de uma série de complicações respiratórias e faleceu em decorrência de muitos problemas de saúde, adquiridos ao longo dos anos.






Nascido em Tuparendi, no interior do Rio Grande do Sul, em 23 de junho de 1925, muito cedo ingressou e foi membro da congregação do Santíssimo Redentor, os redentoristas. Como filho de Santo Afonso Maria de Ligório foi ordenado sacerdote em 27 de dezembro de 1951 


No ano seguinte, 1952, bacharelou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma. Nesta mesma universidade, em 1953, fez o Mestrado e o Doutorado em Filosofia. Em 1955, ainda no Angelicum, tornou-se Mestre em Teologia, e no Instituto de Espiritualidade de Santo Tomás, em Roma, doutorou-se em Espiritualidade.


Durante toda a sua vida foi professor, costuma dizer: “Queria ser missionário e por isso entreguei numa congregação de missionários. Quando me acostumei com a ideia de ser catedrático e até estava gostando me fizeram Bispo”. 


Em 2 de março de 1986 foi ordenado para a Diocese de Marabá, no Pará, em sucessão a Dom Frei Alano Maria Pena, OP. Lá permaneceu 1989 quando então foi elevado a dignidade de Arcebispo, como coadjutor em Porto Alegre com direito a sucessão. Em 17 de julho de 1991 sucedeu a Dom João Cláudio Colling como V Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, em cerimônia que aconteceu na Catedral Metropolitana Madre de Deus. 


Guiou a vasta Arquidiocese da capital gaúcha por 10 anos. Durante este período reorganizou a pastoral, através do IX Plano de Pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre, iniciado por seu intercessor, e teve a missão de guiar esta porção do povo de Deus no início do novo milênio, para tal foi um grande promotor das missões populares, no ano santo de 2000. 

À esquerda está Dom Dadeus Grings, Arcebispo Emérito e sucessor direto de Dom Altamiro que está ao centro, e à direita se encontra o atual Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.


Seu lema episcopal: “Fiat Voluntas tua” revela o desejo de sempre e em tudo ter feito a vontade de Deus que o chamou. Hoje rezemos pedindo que o Senhor acolha este servo fiel e se digne conceder-lhe a coroa do justo juiz! 


Seu velório inicia hoje a tarde na Catedral Metropolitana, no centro de Porto Alegre. Amanhã cedo, às 09h30min haverá missa de exéquias, seguida do sepultamento que será no interior da igreja Catedral.

Mons. Antônio: o cerimoniário e historiador!

Monsenhor Antônio Domingos Lorenzatto Nasceu aos 13 de junho de 1920 na cidade gaúcha de Guaporé. Inicialmente foi seminarista da Companhia de Jesus, os jesuítas, mas, acabou por transferir-se para o clero secular e frequentou, desde 1939, o Seminário Menor São José de Gravataí, inaugurado um ano antes, em 19 de março de 1938. 

Em 30 de novembro de 1947 foi ordenado sacerdote na capela daquele mesmo Seminário por Dom Alfredo Vicente Scherer, mais tarde Cardeal da Santa Igreja. Vicente havia sido sagrado Bispo há poucos meses e chamava a Mons. Antônio e seus colegas de "filhos primogênitos na ordem sacerdotal". 


Sua vida e seu ministério estiveram intimamente ligados ao Seminário de Gravataí e a Dom Vicente. Durante os dois anos imediatos a sua ordenação presbiteral residiu no antigo Palácio Arquiepiscopal, que havia na Rua Mostardeiro, e ocupava a função de secretário-particular do Sr. Arcebispo. 


Após sua renúncia ao governo pastoral de Porto Alegre, em 1981, o Cardeal Vicente Scherer passou a residir junto ao Hospital Divina Providência, onde Mons. Antônio era capelão. Novamente o padre exerceu a função de secretário particular do purpurado até sua morte em 8 de março de 1996, quando - segundo contava o próprio padre - "eu lhe fechei piedosamente os olhos". 


Durante o ano de 1950 o Arcebispo decidiu retirar os jesuítas da guia do seu seminário menor e enviou para lá um grupo de sacerdotes diocesanos, ao distinto grupo formado por Côn. Edmundo Muller, Pe. Afonso Schmidt, Pe. Atílio Fontana, Pe. João Wagner, Pe. Ruben Neis, Pe. Paulo Scopel, Pe. Waldemar Puhl, Pe. Sérgio Raupp, Pe. Antônio Guilherme Grings, Pe. Egelberto Hartmann, Pe,. Luiz Weber se somou o jovem Padre Antônio Domingos Lorenzatto. Lá lecionou História Geral, Latim, Geografia e Ensino Religioso. Neste período foi professor de inúmeros seminaristas, dentre eles alguns Bispos Dom José Mário Stroeher, Dom Paulo Antônio de Conto, Dom José Clemente Weber, Dom Sinésio Bohn, Dom Gentil Delazari e Dom Dadeus Grings


Durante sua vida foi ainda o grande Cerimoniário da Arquidiocese de Porto Alegre, nos episcopado de Dom Claudio Colling e do hoje falecido Dom Altamiro Rossato, que em 23 de fevereiro de 1971 o nomeou para atender a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Hospital Divina Providência como capelão. 


Em 1980, recebeu o título de Cônego Titular do Cabido Metropolitano de Porto Alegre. A Santa Sé, em 1984, conferiu a ele o título de Monsenhor prelado de honra de Sua Santidade. Em 1999 tornou-se Prior da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém


Mons. Lorenzatto preside a Santa Missa no Seminário Maior da Arquidiocese de Porto Alegre

Em 2010 foi transferido para o Lar Sacerdotal da Arquidiocese de Porto Alegre, onde residem os padre idosos e doentes, junto ao Seminário Menor São José, na cidade de Gravataí, onde sua caminhada vocacional começou.

Rendemos graças a Deus por este grande sacerdote gaúcho que hoje entrega sua alma a Deus. Seu corpo será velado na capela do Seminário Menor e amanhã será levado para a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, onde junto do féretro de Dom Altamiro se celebrará missa de exéquias, seguida de sepultamento na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. 

Cônego Edgar Jotz

Nascido em 19 de novembro de 1929 em Alto Feliz. Realizou seus estudos na Arquidiocese de Porto Alegre, e foi ordenado sacerdote em 09 de dezembro de 1956. O cônego foi muito conhecido ao longo de seu ministério pelo amplo engajamento social que teve na cidade de Porto Alegre.

Em inúmeras oportunidades organizou eventos de apoio as questões sociais, envolvendo-se em questões ligadas ao meio ambiente, saúde e educação. Abrigou estudantes perseguidos pela Ditadura Militar, e sofreu punições militares por tal ato.

Pelas atividades realizadas em nome da sociedade porto-alegrense, no ano de 2006 recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, em ato solene realizado na Câmara Municipal de Vereadores, em 05 de outubro do mesmo ano.

Por mais de 50 anos esteve a frente da Paróquia Santa Cecília, localizada no bairro homônimo na capital sul-riograndense. Em razão dos diversos problemas de saúde, teve grandes dificuldades em exercer com vigor seu ministério e sobretudo, seu gosto especial pela música, sendo um grande organista.

Faleceu na tarde de hoje no Hospital São Francisco, no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Seu corpo será levado para a Catedral Metropolitana, onde já ocorre o velório do Arcebispo Emérito, Dom Altamiro Rossato.

Amanhã, às 09h30min, serão celebradas na Catedral Metropolitana as exéquias pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Splengler, com missa de corpo presente de Dom Altamiro Rossato, Côn. Jotz e Mons. Lorenzatto.

Após esta missa, o corpo de Côn. Edgar será levado para a Paróquia Santa Cecília, onde ocorrerá nova missa no turno da tarde desta quarta-feira, também presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Splengler.


Requiescant in pace


Atualizado em 13 de maio de 2014, às 17h55min. 


Nenhum comentário: