Páginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Gemma Galgani: Mística do nosso tempo

Em 11 de abril de 1903, em Lucca na Itália, falecia uma grande santa e mística de nosso tempo: Gemma Galgani.


Nascida em março de 1978 foi batizada como Gemma Maria Humberta Pia Galgani, oriunda de uma próspera família de Buorno Novo e descendente do Beato João Leonardo. Aos sete anos perdeu a mãe, vítima de tuberculoso e aos dezoito o pai.

Desde muito cedo ele foi agraciada com visões sobrenaturais. Conta-se que Gemma via a Santíssima Virgem e conversava com frequência com seu Anjo da Guarda, que lhe ajudava e lhe dava conselhos. Ainda criança recebeu os estigmas da paixão, que lhe surgiam no corpo periodicamente. 

Entre 1899 e 1901 Gemma sofreu por 18 meses os estigmas da Crucificação de Cristo, além das marcas dos espinhos e dos açoites de Jesus. Experimentou visões de Cristo e da Virgem Maria e do seu Anjo da Guarda com frequência nunca vista na história dos santos. Quando em êxtase, fenômenos sobrenaturais manifestavam-se nela, entre os quais a mudança do som de sua voz e diálogos em aramaico, língua da qual não poderia ter conhecimento, a este fenômeno damos o nome de glossolalia religiosa.

Depois da morte do Pai Gemma foi trabalhar como empregada doméstica. Quis entrar na Congregação Passionistas, mas, devido suas fraquezas e debilidades não foi permito seu ingresso. Morreu em 1903, aos 25 anos de idade, espiritualmente ligada a congregação passionista.

Foi canonizada por Pio XII em 1940 e em 1943 as cartas entre Gemma e seu diretor espiritual foram publicadas e isso fez com que a devoção a jovem santa se propagasse ainda mais pela Itália e pelo mundo. 

Nenhum comentário: