Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Faleceu Dom José Policarpo, Patriarca Emérito de Lisboa


Hoje, 12 de março, às 16 horas no horário local, faleceu

Dom José da Cruz Policarpo

Cardeal Patriarca Emérito de Lisboa, em Portugal. 


De acordo com a TVI 24, o lusitano de 78 anos morreu ao final desta tarde, vítima de problemas cardíacos. Sabemos que Dom Policarpo era um fumante inveterado e que há muito sofria do coração. O Patriarca encontrava-se em Fátima, onde fazia seus exercícios espirituais. O purpurado passou mal e foi levado ao hospital, onde veio falecer.

Em meados de 2011, ele pediu renúncia do oficio de Patriarca, por limite de idade. Sua renúncia só viria a ser aceita em maio de 2013, quando o Papa Francisco nomeou Dom Manuel Macário, então Bispo do Porto, para Patriarca de Lisboa, sendo ele o 17° a assumir o ofício.

Nos 15 anos em que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa, ele governou com solicitude esta velha sede portuguesa, nossa Mãe na fé. Devotíssimo da Virgem de Fátima, participou de dois conclaves, que elegeram Bento XVI e Francisco.

As Exéquias do Cardeal acontecerão na próxima sexta-feira, 14 de março, junto a Sé Patriarcal e serão presididas pelo atual Patriarca, Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente. Logo após a Missa em sufrágio da alma do Sr. Cardeal, o féretro será levado para o Panteão dos Patriarcas, onde será sepultado.

Rogamos a Deus que acolha sua alma no céu e lhe conceda o repouso eterno! 

Réquiem ætérnam dona ei, Dómine,

Et lux perpétua lúceat ei! 
Riquiéscat in pace! 
Amen.


* Logo mais maiores informações!

Nenhum comentário: