Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dedicação da Basílica de Latrão, Catedral das Catedrais de todo o Orbe

Archibasilica Sanctissimi Salvatoris


Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput



Neste dia 9 de novembro, celebramos a Festa da Dedicação da Basílica de São João do Latrão, a Catedral da Diocese de Roma, e, portanto, a "mãe" e "cabeça" de todas as igrejas do mundo católico, a "Catedral de todos os Papas". 


I. História:

Segundo registros, o Imperador Constantino doou ao Papa Melquíades, 31° sucessor de São Pedro, um vasto terreno que outrora pertencia à família Laterano, que durante anos serviu aos imperadores romanos como administradores. Ali se construiu uma igreja dedicada ao Santíssimo Salvador, anexa ao Palácio de Laterano, onde residia o Papa. Consta que o primeiro templo tenha sido dedicado em 342 por Silvério I. 



Mais tarde, já no século VII, o Papa Gregório Magno dedicou a Basílica aos Santos João: o Batista e o Evangelista. A origem da atual Basílica Lateranense, entretanto, remonta a 1646, sob o pontificando de Inocêncio X, que mandou empreender alterações que a deixaram nos contornos atuais.


II. A Catedral Romana:

A igreja erguida no antigo terreno “dei Laterani” e dedicada ao Santíssimo Salvador, tem como padroeiros os Santos: João Batista, celebrado em 24 de junho, e João Evangelista, cuja memória celebra-se em 27 de dezembro. 

É considerada a primeira catedral de todo o mundo cristão. Igreja-Mãe de Roma, que em palavras de Santo Inácio de Antioquia, nos preside na caridade. Foi lá que durante muitos séculos residiu o Papa, até a construção das dependências pontifícias que hoje existem no Vaticano.


Dentro desta igreja secular se realizaram as sessões de cinco grandes concílios ecumênicos (1123, 1139, 1179, 1215 e 1517), comumente chamados “concílios de Latrão” ou "concílios Lateranenses". Nela também se celebravam diversos batizados de antigos pagãos, especialmente na noite da Vigília Pascal.

Esta Basílica se reveste de um significado muito especial para a cristandade. Diz a tradição da Santa Igreja que o aniversário de sua dedicação, celebrado originalmente só em Roma, e hoje comemorado em todas as comunidades do rito romano, tem a finalidade de enaltecer e reforçar o ministério petrino do Sumo Pontífice, que de sua Basílica Patriarcal, preside na caridade a única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e que congrega, por seu gesto primacial, todas as Igrejas do Orbe.


A Basílica de Latrão, portanto, é a Mãe e Cabeça de todas as Igrejas do mundo católico. Lá se encontra a Cátedra de Pedro, a cátedra do Bispo de Roma.


III. Origem da Festa da Dedicação:

O antigo povo judeu celebrava anualmente a festa da dedicação em memória da purificação e do restabelecimento do culto e da vida ativa no Templo de Jerusalém depois da vitória de Judas Macabeu sobre o Rei Antíoco.


A cristandade, por sua vez, tomou para si esta celebração para perpetuar o aniversário da dedicação dos templos convertidos. Mais tarde, esta festa foi levada para Roma, na dedicação de sua catedral – São João do Latrão – e, mais tarde, espalhada para todo o rito latino.


 Hoje, além da Catedral de Roma, celebramos a dedicação de toda e qualquer igreja dedicada e consagrada para local de culto, conforme preveem as orientações canônicas. Especial ênfase deve ser dada, em cada diocese, à celebração do dia da dedicação da catedral diocesana, que é festa em todo o seu território diocesano, e na celebração do dia da dedicação das igrejas matrizes paroquiais, que possui o grau de solenidade.




IV. A importância dos templos:

No templo, somos convocados a encontrarmo-nos com Deus, nosso Senhor, e com os irmãos que partilham a mesma fé. É dentro do templo que formamos comunidade cristã em busca do Reino dos céus. O Beato Papa João Paulo II, durante sua visita a Madri em 1982, disse: "o templo é a casa de Deus e vossa casa. Apreciai-os, pois, como lugar de encontro com o Pai comum”. 



O edifício da igreja, as pedras, são a representação visível da igreja-assembleia, nascida no batismo e formada na vivência dos sacramentos e na prática comum da caridade.


V. Orientações litúrgico-pastorais: 

  • Celebra-se a Dedicação da Basílica de São João do Latrão como festa. Portanto, o ofício da Liturgia das Horas é festivo e utiliza-se o comum da dedicação de uma igreja, exceto o que é próprio. 
  • Na missa, toma-se inclusive o prefácio da dedicação de uma igreja.
  • Este dia se enriquece de salutar oportunidade de rezar pelo Sumo Pontífice e por toda a Igreja Universal.


     VI. Curiosidades:

I. Latrão, os papas e os cavalos:

Sempre que o Sucessor de São Pedro era eleito pelo Sacro Colégio de Cardeais para ocupar a Sé Apostólica de Roma, estando na cidade eterna, o eleito era levado até a Basílica de São João do Latrão. Lá, tomava posse de sua catedral e de sua nova diocese, que exerce solicitude pastoral para com a Igreja de todo o mundo. Após a cerimônia em laterano o Pontífice saía em cortejo solene. 

Márcio Dell’Arco e Francisco Concelliene, renomados historiados italianos definem a procissão como “um acontecimento coreográfico”.




O Cavalo branco que levava o Papa era conduzido pela rédea por altos funcionários do Estado Pontifício e da Cidade de Roma. Na frente, acompanhavam o cortejo; pajens, cavaleiros da Guarda-suíça, soldados, Decano e Vice-Decano com guarda-sol aberto. Seguiam ainda o mestre da Câmara Pontifícia, o caudatário, dois ajudantes da câmara, e finalmente, de dois em dois surgiam o Senado da Igreja. Montados em  mulas desfilavam os cardeais, os Patriarcas, Arcebispos, Bispos e toda a Cúria Romana.

O último papa que realizou o passeio a cavalo na ocasião da posse foi Clemente XIV (1769-1774), no século XVIII.

II. Os papas sepultados em Latrão:

Atualmente repousam os restos mortais de 21 Bispos de Roma em São João do Latrão. São Eles: Agapito I, Alexandre II, Alexandre III, Anastácio IV, Calisto II, Celestino II, Celestino III, Clemente XII, Honório II, Inocêncio III, Inocêncio V, João X, João XII, João XVII, Leão XII, Lúcio IIMartinho V, Pascoal II e Sérgio IV.  

O último que lá foi sepultado foi Leão XIII, o Papa que mandou alargar o Coro da Basílica. 





Rezemos, nesta Festa da Dedicação da Basílica de São João do Latrão, pelo Papa Francisco e por toda a Igreja Universal. Que nosso Doce Cristo na terra governe com sabedoria o rebanho do Senhor a ele confiado.

Nenhum comentário: