Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

O II sucessor de São Josemaria

Há 19 anos era eleito em Roma o segundo sucessor de São Josemaria Escrivá a frente do Opus Dei e da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, Javier Echevarría Rodríguez.

Javier, ainda leigo junto a Mons. Escrivá
Por inspiração divina, Monsenhor Josemaria, um sacerdote espanhol, teve a moção de fundar o Opus Dei a 02 de outubro de 1928, festa dos santos anjos, durante seu retiro espiritual.

O paráclito inspirou ao coração deste jovem sacerdote o ardente desejo de que todos os homens desta terra se fizessem santos, independente de seu estado, sua posição social ou labor. 

"Deus nos quer santos, a todos", dizia Monsenhor Escrivá. E em sua famosa homilia proferida em 09 de outubro de 1967, na Universidade de Navarra - a qual fundara- já exortava: 

Asseguro-vos, meus filhos, que, quando um cristão realiza com amor a mais intranscendente das acções diárias, ela transborda da transcendência de Deus. Por isso vos tenho repetido, com insistente martelar, que a vocação cristã consiste em fazer poesia heróica da prosa de cada dia. Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir-se o céu e a terra. Mas não; onde se juntam deveras é nos vossos corações, quando viveis santamente 

a vida de cada dia...

Quando Escrivá faleceu em 26 de junho de 1975, em Roma o Opus Dei ainda não era uma Prelazia Pessoal e a essa condição só foi elevada em 1982 pelo Beato Papa João Paulo II.

Todavia, era necessário escolher o sucessor do fundador e para esta missão foi eleito e aprovado pelo papa o nome do sacerdote espanhol Alvaro del Portillo, que mais tarde foi ordenado Bispo pelas imposição das mãos do próprio João Paulo II. 

Na foto: O veneral Del Portillo reza diante do corpo de São Josemaria. 

Dom Alvaro guiou o Opus Dei até março de 1994, quando faleceu. Para seu sucessor foi eleito outro fiel colaborador de São Josemaria Escrivá -canonizado em 2002- trata-se do atual prelado, que hoje completa 19 anos de eleição: Javier Echevarría Rodríguez.


"Dom Javier" ou apenas O Padre, cursou direito em Madrid e Roma, doutorou-se em Direito Civil pela Universidade Lateranense e, em Direito Canônico, pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino. É membro do Opus Dei desde 1948, foi ordenado sacerdote no dia 7 de Agosto de 1955. Colaborou estreitamente com o São Josemaría Escrivá, de quem foi secretário desde 1953 até à sua morte em 1975. É membro do Conselho Geral do Opus Dei desde 1966.
Alvaro, Escrivá e Javier
Em 1975, por ocasião da sucessão de São Josemaría Escrivá à frente do Opus Dei por D. Álvaro del Portillo, foi nomeado Secretário-Geral, cargo que até então D. Álvaro tinha desempenhado. Em 1982, com a ereção do Opus Dei em prelazia pessoal, passou a ser o Vigário-Geral da Prelazia.
Desde 1981 integra a Congregação para as Causas dos Santos e, desde 1995, consultor da Congregação para o Clero. Integra também o Supremo Tribunal da Signatura Apostólica. É o Grão-Chanceler da Universidade de Navarra, da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, da Universidade de Piura, no Peru e Reitor de Honra da Universidade Austral, na Argentina. Em 25 de agosto de 2006 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Strathmore, no Kenya.

Depois da sua eleição e nomeação pelo Papa João Paulo II como Prelado do Opus Dei no dia 20 de Abril de 1994, foi sagrado bispo titular de Cilibia, em 6 de Janeiro de 1995, na Basílica de São Pedro em Roma. Participou da Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos sobre América em 1997, na Europa (1999) e das Assembléias Gerais ordinárias de 2001 e 2005.


Na Foto: O beato João Paulo II concede a Sagração Episcopal a Dom Alvaro.

Conhecedor com profundidade dos problemas cristãos e da atualidade, realizou várias viagens pastorais pelos cinco continentes, entabulando um diálogo ecumênico com pessoas de várias crenças e culturas. No ano de 2006 esteve na Suíça e realizou a sua primeira viagem pastoral à Russia.


Dom Javier, nosso Padre, 
nos alegramos com toda a família do Opus Dei no aniversário da sua profícua eleição. Imploramos a Deus, pela intercessão de Maria Santíssima, generosas bênção sobre o senhor e seu episcopado, mas, também sobre todas as almas e sobre toda a Obra.







Nenhum comentário: