Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

E como poderia ser o Consistório do Papa Francisco?


Em breve o Santo Padre o Papa Francisco poderá realizar um Consistório. Há muitos Bispos, da Cúria Romana ou de Dioceses a fora que são possíveis "candidatos" a púrpura Cardinalícia, confira alguns: 

Dom Lorenzo Baldisseri
Secretário da Congregação para os Bispos

Após sua eleição o Papa Francisco concedeu a ele seu solidéu vermelho, conforme antigo costume de o novo Pontífice entregar esta insígnia Cardinalícia ao Secretário do Conclave, 
que desta vez foi nosso antigo Núncio Apostólico.

Dom Francesco Moraglia
Patriarca de Veneza 

O sucessor do Cardeal Angelo Scola a Sé Patriarcal de Veneza é jovem e considerado bastante tradicional. Moraglia, mesmo não tendo sido criado cardeal já porta as vestes de purpurado em sua jurisdição veneziense, que é sede cardinalícia. 

Dom Vincenzo Paglia
Presidente Pontifício Conselho para a Família
O Arcebispo Paglia desde 2012 preside o Conselho para a família. É um nome moderado, mas de destaque junto a Santa Sé, aguarda que a púrpura dos cardeais confirme sua fidelidade ao evangelho e ao Santo Padre. 

Dom Gerhard Müller
 Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

Chamado a Roma por Bento XVI o polêmico defensor da Fé é de origem alemã. 
Caso se mantenha na função a função de cardeal lhe será entregue por praxe. 
O Arcebispo Muller já foi conhecido por sua íntima relação com a Teologia da Libertação, de Gustavo Gutiérrez Merino.


 Dom (Rino) Salvatore Fisichella
  Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

Bispo desde 1998, elevado a dignidade arquiepiscopal dez anos depois, Fisichella é um nome conhecido em Roma. Sua fama é de intelectual e de homem capaz de dialogar com as novas culturas, com os novos tempos e com o mundo moderno, a púrpura seria dada a um catedrático, a um bom e perspicaz burocrata. 


Dom Mario Aurelio Poli
 Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires


O Sucessor do Papa Francisco na Sé Primaz da Argentina é um forte candidato ao Sacro Colégio dos Cardeais. Além de estar em um sede cardinalícia é ele a primeira nomeação episcopal do novo Papa, acreditamos que o Santo Padre "sabe o que faz".

Dom Orani João Tempesta, O.Cister
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

O Arcebispo da cidade do Rio de Janeiro aguarda suas vestes vermelhas, seu antecessor nesta sede o polêmico Cardeal catarinense, Dom Eusébio Scheid já passa dos 80 anos e agora, Dom Tempesta  pode agora contar os minutos para um eventual Consistório. 
Com a JMJ acontecendo no Rio de Janeiro, este monge cisterciense ficará a vistas de todo o mundo cristão e isso lhe dará um leve impulso para o Sacro Colégio de Cardeais. 

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ
Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil

O Cardeal Agnelo, antecessor de Murilo na Sede Primaz de nosso país estava no Conclave, mas, em breve completará seus 80 anos (outubro próximo) e seu sucessor poderá contar com a púrpura que cabe a primeira diocese desta Terra de Santa Cruz 

Nenhum comentário: