Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Monsenhor Guido Marini e sua mantelletta


Ao presenciarmos a beleza da cerimônia de abertura do Conclave, com a procissão dos cardeais saindo da capela paulina, a Ladainha dos santos, o hino Veni Creator Spiritus, a oração do Cardeal Giovanni Battista Re e o juramento dos purpurados, novamente revivemos a sobriedade e sacralidade das cerimônias pontifícias, em especial, de um novo Conclave.


Logo após acompanharmos atentos cada um dos purpurados, acontece um dos momentos mais esperados desta cerimônia (pelo menos dos devotos da Sacra Liturgia e do seu pioneiro contemporâneo Guido Marini): “Extra Omnes!”. Monsenhor Guido Marini, Ex-Mestre das cerimônias Pontifícias, em seus passos solenes, dirige-se ao microfone da Capela Sistina e, após uma breve pausa, com sua voz esguia conclama aos “intrusos” a saída do recinto.


Pessoalmente, foi uma cena única, engraçada e curiosa!
Uma pergunta, naquele instante, tomou minha consciência católica: porque estaria Guido Marini portando uma mantelletta?

         
Modelo tradicional de manteletta

Monsenhor Guido Marini portando a mantelletta na Missa pro elegindo Pontifice Romano

Como bom curioso conservador, fui à procura!
Eis:
Dal sito dell'Arcidiocesi di Genova:

A Mons. Guido Marini, nominato recentemente Maestro delle Celebrazioni Pontificie, il Santo Padre Benedetto XVI ha concesso l'onorificenza pontificia di Prelato d'Onore di Sua Santità. La comunicazione del riconoscimento, legato al nuovo incarico ricoperto da mons. Marini, è avvenuta ieri nel corso dell'udienza privata che ha avuto con il Santo Padre”.
(Ao monsenhor Guido Marini, que foi recentemente nomeado Mestre de Cerimônias Papal, o Santo Padre Bento XVI concedeu a condecoração papal de Prelado de Honra de Sua Santidade. A comunicação de reconhecimento, ligado à nova posição realizada por Mons. Marini, ocorreu ontem, durante a audiência privada que teve com o Santo Padre . Abril de 2007). 

Assim, o Mestre de cerimônias está no mesmo “degrau” de favores que um Prelado Doméstico ou Capelão de Sua Santidade e Protonotário Apostólico, pela função íntima com o Papa que ele assume. Isto consta no próprio site do Ofício das celebrações litúrgicas do Vaticano:
http://www.vatican.va/news_services/liturgy/documents/ns_lit_doc_05111998_profile_it.html
Logo, é próprio do Mestre de Celebrações Pontifícias o uso da mantelletta


Lembremos que também no Conclave de 1978, que elegeu Albino Luciani e Karol Wojtila, o Mestre de Cerimônias (que sempre fica ao lado esquerdo), Virgilio Noe também a portava!

Nenhum comentário: