Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Na memória de Santa Inês: a bênção dos cordeiros

Santa Inês (ou Agnes) de Roma, Século III
 Virgem e Mártir

Uma das mártires mais antigas e populares do Cânon da Igreja, Santa Inês (ou Agnes) é venerada de diferentes maneiras, conforme o costume dos povos devotos. No dia 21 de janeiro, data dedicada à memória da virgem e mártir, um costume muito antigo se repete ainda hoje: a benção dos cordeiros de Santa Inês, dada pelo Santo Padre.

Em Roma, o Papa Bento XVI participou da tradicional cerimônia, abençoando dois cordeirinhos brancos com menos de um ano de idade. Os animais são enfeitados de maneiras distintas: um deles é coberto com uma espécie de manto branco e tem sob a cabeça uma coroa de flores, também brancas, que simbolizam a virgindade da santa, enquanto o outro é enfeitado com um manto e flores vermelhas, fazendo memória ao martírio de Inês.

A cerimônia tem início na Basílica de Santa Inês Fora dos Muros, na via Nomentana, em Roma, onde acontece o tradicional rito de benção. Depois, alguns Sediários pontifícios levam os animais com um furgão ao Palácio Apostólico onde, na Capela de Urbano VIII, são abençoados pessoalmente pelo Papa.

Segundo o costume, a lã dos dois cordeiros abençoados será utilizada para a confecção dos pálios que serão impostos, pelo Papa, aos novos arcebispos metropolitanos, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, no dia 29 de Junho.

Nenhum comentário: