Páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Motu Proprio de Bento XVI: Seminários na Congregação para o Clero e a Catequese na Nova Evangelização



Foram hoje publicadas duas Cartas Apostólicas de Bento XVI em forma de Motu Proprio, que transferem a competência sobre os seminários da Congregação para a Educação Católica para a Congregação para o Clero e ainda a competência sobre a Catequese que passa da Congregação para o Clero para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
Com o Motu Proprio Ministrorum Institutio, Bento XVI – avaliando a relevância da formação sacerdotal achou que tudo o que seja a formação, a vida, o ministério dos presbíteros e dos diáconos, pastoral vocacional, formação pastoral e humana, entre tantos outros assuntos deveria, passar para a Congregação do Clero, Desta forma, a Congregação para a Educação Católica ficará apenas responsável pelo ordenamento dos estudos académicos de filosofia e teologia. Entretanto, o Papa transfere a Obra Pontifícia das Vocações Sacerdotais para a Congregação para o Clero.
Com Motu Proprio Fides per doctrinam, o Papa transfere a competência sobre a Catequese da Congregação para o Clero para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. Ou seja, tudo o que diz respeito ao à formação catequética do povo de Deus estará incluído numa visão mais larga de evangelização. Tudo isto em linha com os ensinamentos conciliares e com o Magistério de Paolo VI e João Paulo II sobre a concreto nexo entre o processo de evangelização e de ensinamento catequético.

2013-01-25 Rádio Vaticana

Fonte: http://www.news.va/pt/news/motu-proprio-de-bento-xvi-seminarios-na-congregaca

Nenhum comentário: