Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Papa aceita a renúncia e nomeia novo Arcebispo para Manaus (AM)

O Santo Padre Bento XVI aceitou na manhã de hoje, 12 de dezembro, a renúncia de Dom Luís Soares Vieira ao Arcebispado de Manaus no estado do Amazonas, por motivo de idade (75 anos) conforme estabelece o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico.

E nomeou para sucede-lo a sede de Manaus Dom Sérgio Eduardo Castriani, até o momento Bispo Prelado de Tefé, também no estado de Amazonas.


Dom Luís Soares Vieira, agora Arcebispo Emérito de Manaus, entre outras atividades, foi bispo de Macapá (AP), vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará), presidente e vice do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima), delegado na Conferência de Santo Domingo e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011.

Seu lema episcopal era: “Servir não ser servido”.


Dom Sérgio Castriani, antigo Bispo Prelado de Tefé, nasceu em 1954, em Regente Feijó (SP). Sua ordenação presbiteral foi em 1978, em São Paulo e ordenado bispo prelado de Tefé, em 1998.

Dom Castriani estudou Filosofia na faculdade Nossa Senhora Medianeira (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista.

Dom Sérgio atuou como secretário do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011).

Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”.

Nenhum comentário: