Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2010

Celebração do Jubileu de Ouro de Dom Rafael Llano Cifuentes

Foi celebrado com muita alegria o jubileu de ouro sacerdotal de Dom Rafael Llano Cifuentes, bispo da Diocese de Nova Friburgo, precursor e entusiasta da Pastoral Familiar, não apenas no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil.A celebração eucarística em ação de graças aconteceu no dia 19 de dezembro, no auditório do Colégio Anchieta (Nova Friburgo - RJ) e reuniu milhares de convidados.
Dom Rafael foi ordenado sacerdote na Prelazia do Opus Dei no dia 20 de dezembro de 1959, em Madri. Já foi bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e, desde 2004, está à frente da Diocese de Nova Friburgo, onde, entre outras realizações, construiu o Seminário Diocesano da Imaculada Conceição.
Sob as bênçãos da Virgem de Guadalupe, estiveram presentes à comemoração: Dom Orani Tempesta da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, acompanhado de seus bispos auxiliares Dom Edney, Dom Wilson, Dom Dimas e Dom Romer. Igualmente, compareceram bispos das demais dioceses do Regional Leste I e também de Curitiba e de Goiânia, Monsenhor Vicente e Monsenhor Barreto da Prelazia de Santa Cruz (Opus Dei – Brasil), além de dezenas de sacerdotes e seminaristas da Diocese de Nova Friburgo.

O Chanceler da Cúria Diocesana de Nova Friburgo, Padre Gelcimar, fez a leitura da carta de congratulação enviada pelo Papa Bento XVI.

Na homilia, o pregador, D. Roberto, da Arquidiocese de Niterói, iniciou fazendo referência ao que considera a obra-prima de D. Rafael: seu livro “Sacerdotes para o Terceiro Milênio”, reverenciando o autor como verdadeiro espelho desse título. “Não é possível imaginar Dom Rafael em outra missão que não fosse a grandiosidade do sacerdócio católico.”, afirmou.

Dom Roberto continuou, elencando as virtudes sacerdotais bem assimiladas por Dom Rafael, como também as virtudes humanas que o formaram uma pessoa entusiasta, corajosa e otimista e como escritor penetrante, simples, bem-humorado e altamente sensível à natureza humana. O pregador também destacou as atuações marcantes de Dom Rafael junto às Pastorais da Juventude, Universitária e Familiar, como fundador do Instituto Pró-Família, docente em Direito e membro da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia Friburguense de Letras.

Ao final das homenagens, Dom Rafael, tomando a palavra emocionado, afirmou: “Vale a pena, mil vezes, vale a pena a fidelidade! Só ela traz a felicidade. Não pode haver uma sem a outra. São palavras parecidas foneticamente e na realidade da vida. A vocação sacerdotal se edifica sobre as dificuldades superadas, com uma fidelidade que é o caminho seguro para a felicidade. Obrigado, Senhor, muito obrigado! Não sabia que me darias tanto, quando eu tão pouco te entreguei!” E finalizou com uma verdadeira declaração de amor ao Brasil: “Aqui quero viver e morrer!”.


Nenhum comentário: