Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2009

Venerável João Paulo II, rogai por nós!


O papa Bento XVI firmou hoje o Decreto das Virtudes de João Paulo II, penúltima etapa para a beatificação de seu antecessor. Agora, falta a assinatura do Decreto dos Milagres, o que elevará Karol Wojtyla a honra dos altares.

O Decreto das Virtudes -- que reconhece as "virtudes heróicas" de Wojtyla, ou seja, a sua santidade espiritual -- foi entregue hoje à assinatura do Papa pelo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Dom Angelo Amato.

Agora, a Congregação da Doutrina da Fé analisa o Decreto dos Milagres, que inclui a documentação, estudos, exames e testes relativos ao caso da freira francesa, que foi inexplicavelmente curada do Mal de Parkinson, a mesma doença que agravou os problemas de saúde do pontífice e o levou à morte em 2 de abril de 2005.

A religiosa irmã Marie Simon Pierre disse ter se recuperado dois meses após o falecimento do então papa.

A aceleração do processo, contudo, tem recebido algumas críticas, já que os procedimentos costumam ser iniciados pelo menos cinco anos após o falecimento de um candidato a santo.

Para o arcebispo de Malines-Bruxelas, Cardeal Godfried Danneels, o processo deveria seguir o curso normal das causas dos santos, sem privilégios. "Se o processo por si mesmo avança velozmente, tudo bem. Mas a santidade não tem necessidade de passar por percursos preferenciais", afirmou o Bispo recentemente.

Em maio de 2005, Bento XVI assinou uma derrogação que deu início aos procedimentos do caso de Wojtyla. A primeira fase foi concluída dois anos depois, quando a Congregação para as Causas dos Santos analisou e concluiu a "Positio" [documentos e testemunhos relacionados à vida e ao pontificado de quase 27 anos] de João Paulo II.

Na Polônia, os fiéis creem que João Paulo II será beatificado entre abril e maio do próximo ano, data que coincidiria ao quinto aniversário de sua morte. No Vaticano, por outro lado, especialistas acreditam que a beatificação será anunciada apenas no segundo semestre de 2010.

Um comentário:

Everton Rodrigo disse...

Deus Seja Louvado! Jubilei-me ainda mais, pela proclamação de Venerável do saudoso Papa Pio XII.