Páginas

sábado, 19 de dezembro de 2009

Pastorale de Bento XVI (Nova Férula Papal)

Salve o Santo Padre!

Desde o último sábado, o Papa Bento XVI está usando um novo pastorale (ou férula, o bastão do pastor papal) nas cerimônias litúrgicas oficiais. A nova férula foi "inaugurada" na celebração das Primeiras Vésperas do Vaticano presidida pelo Papa por conta da abertura do tempo litúrgico do Advento.

Segundo Mns. Guido Marini, mestre das Celebrações Litúrgicas de Sua Santidade, em entrevista ao jornal "Osservatore Romano", "o novo pastorale pode ser considerado para todos os efeitos o pastorale de Bento XVI". Segundo o religioso, a férula agora usada por Bento XVI é similar em sua feitura à de Pio XI, doada pelo Círculo San Pietro, tem 1,84m altura e pesa dois quilos e 530 gramas - 140 gramas mais leve que à de João Paulo II.

Inicialmente, Bento XVI utilizou o pastorale prateado introduzido por Paulo VI (usado também por João Paulo II) e também o do próprio Papa Wojtyla. Depois, desde o Domingo de Palmas de 2008, começou a usar a férula dourada em forma de cruz grega que pertenceu a Pio IX.
.
No centro da parte de trás desta nova férula papal estão desenhados o anel pascal. Aos lados da cruz, os símbolos dos quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João. O símbolo de Pedro, o Pescador da Galileia, se encontra nas redes reproduzidas nos braços da cruz. No verso estão incisos: no centro, o monograma de Cristo e, nas quatro extremidades, os rostos dos padres das Igrejas do Ocidente e do Oriente, Agostinho e Ambrósio, Atanásio e João Crisóstomo -simbolizando Escritura e Tradição.
.
Nova Férula Papal de Bento XVI

Nenhum comentário: