Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Diocese de Divinópolis acolhe com carinho seu 4º Bispo


Solene Celebração do Jubileu Áureo da
Diocese de Divinópolis e Posse Canônica de
Dom Tarcisio Nascentes dos Santos

Numa tarde especial de domingo, dia dezessete de maio de dois mil e nove, tomou posse como 4º Bispo Diocesano da Diocese de Divinópolis, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos. Uma multidão, cerca de oito mil fiéis da Diocese de Divinópolis e da Arquidiocese de Niterói – RJ, além de diversas pessoas de várias cidades de Minas e do Brasil, acompanharam com muita fé e respeito o Ato de Posse e a Festa dos 50 Anos de sua Instalação.

Dom Tarcisio Nascentes do Santos, acompanhado de Sua Excelência Reverendíssima Dom Lorenzo Baldisseri e de Dom José Belvino, deixou a Palácio Episcopal às 16h e seguiu até a Catedral do Divino Espírito Santo, para a Solene Celebração.

Monsenhor Antônio Ordones Lemos, apresentou ao Colégio de Consultores as Letras Apostólicas e em seguida procedeu à sua leitura. Dom Tarcisio apresentou ao Colégio de Consultores as Letras Apostólicas lidas por Mons. Ordones, que o nomeiam o 4º Bispo da Diocese de Divinópolis.

O representante do Santo padre no Brasil, o papa Bento XVI, Sua Excelência Reverendíssima Dom Lorenzo Baldisseri, procedeu ao Rito de Posse da Sede Episcopal a Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, passando às suas mãos o báculo, cajado que simboliza a missão de pastorear.

Em seguida, Dom Tarcisio recebeu a saudação do Colégio dos Consultores da Diocese de Divinópolis (Mons. Ordones Lemos, Pe. Luís Carlos Amorim, Pe. Elisvaldo Camilo de Souza, Mons. Pedro Gondim Ferreira, Pe. Rafael Caetano Moreira, Pe. Geraldo José Maia, Pe. Vicente Ferreira de Lima e Pe. Paulo Sérgio D. Mendes), representando todo o clero, religiosos, leigos e leigas da diocese.

Estiveram presentes a celebração e concelebram juntamente com Dom Tarcisio o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte - MG, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Dom José Belvino do Nascimento – Bispo Emérito de Divinópolis – MG, Dom Gil Antônio Moreira, - Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora - MG, Dom Aloísio Roque Oppermann – Arcebispo de Uberaba - MG, Dom Alano Maria Pena – Arcebispo de Niterói – RJ, Dom Lelis Lara – Bispo Emérito de Itabira – Coronel Fabriciano - MG, Dom Paulo Lopes de Faria – Arcebispo Emérito de Diamantina - MG, Dom Guilherme Porto – Bispo de Sete Lagoas - MG, Dom Antônio Carlos Felix – Bispo de Luz – MG, Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro – Bispo de Oliveira – MG, Dom Sebastião Roque Rabello Mendes – Bispo Auxiliar Emérito de Belo Horizonte – MG, Dom Waldemar Chaves de Araújo – Bispo de São João Del Rei – MG e Dom Alísio Jorge Pena Vitral – Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, o Clero da Diocese de Divinópolis e diversos padres de outras dioceses.
A festa entra para a história da cinquentenária Diocese de Divinópolis e registra a marca de um povo extremamente piedoso, fraterno e acolhedor, que sabe dar doçura a todos, principalmente aos que aqui chegam como aconteceu com acolhida aos fiéis da Arquidiocese de Niterói – RJ.

Fica um registro e o reconhecimento a incansável legião de fiéis que desde a abertura do Ano Jubiliar em 17 de maio de 2008, até a Solene Celebração deste domingo. Trabalharam se medirem esforços, doaram não só seu tempo, mas, suas forças, suor e dedicação.

Ao final da celebração, Pe. Adriano José de Oliveira (Reitor do Seminário Maior em BH) fez a saudação de boas vindas a Dom Tarcisio em nome de todo o clero e disse: “sua presença em nosso meio é uma bênção, estamos todos felizes”.

Carlos Roberto de Souza (Coordenador Diocesano de Pastoral) representou todos os leigos e leigas da diocese e saudou a Dom Tarcisio dizendo-lhe que o laicato da diocese é muito atuante e que o bispo, pode contar com a dedicação, respeito e zelo nos trabalhos a eles confiados.

O Prefeito de Divinópolis – MG, Vladimir Faria de Azevedo, também saudou a Dom Tarcisio, dizendo da alegria e a importância do momento em que a Diocese de Divinópolis vivencia, com a chegada do 4º bispo.

Irmã Marli (representando todas as religiosas e as congregações), finalizou as saudações a Dom Tarcisio dando-lhe as boas vindas, e que vão estar em oração por seu Ministério Pastoral.

Dom Tarcisio deu a bênção a todos os fiéis e agradeceu o carinho, atenção e o respeito em que foi recebido desde sua chega em definitivo à Diocese de Divinópolis.

fotos: Jajá Carneiro

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que Divinópolis acabou de receber um grande SERVO DE DEUS, o recente Dom Tarcísio. Dotado de grande sabedoria teológica colherá muitos frutos nesta nova e desafiante jornada confiada a ele. Que Deus o abençoe muito e que Nossa Mãezinha querida possa sempre interceder pelos seus passos! E nós, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Venda da Cruz, "última parada do Pe Tarcísio", recebemos com grande carinho e afetuosidade o novo Administrador Paroquial, Pe Rogério e esperamos tê- lo por bastante tempo!!!

Unknown disse...

D. Tarcísio será um grande Bispo para nossa diocese. D. José estará sempre ao seu lado para auxiliá-lo quando precisar. Obrigado D. José! Bem vindo D. Tarcísio!