Páginas

domingo, 5 de abril de 2009

Domingo de Ramos - Liturgia Oriental

ícone do domingo de ramos
Missa


Na tradição da Igreja Bizantina a Semana Santa começa no dia anterior, o Sábado de Lázaro. A festa do Domingo de Ramos é alegre, chamada de “festa esplêndida e gloriosa”, ao contrário do que ocorre na tradição latina(católica romana), na qual a alegria da festa é um pouco toldada pela leitura da paixão de Cristo.


Norma litúrgica: "Depois da Divina Liturgia o sacerdote vai ao meio da nave central da igreja para benzer os ramos, símbolos de vitória e ressurreição. Os fiéis se aproximam para recebê-los, e beijam o ícone com uma pintura da entrada de Jesus em Jerusalem , enquanto o coro canta, entre outros, o seguinte tropário":
O povo de Israel se dessedentou na pedra dura, aberta sob o teu comando e que fez jorrar água e tu, ó Cristo, eras essa pedra e a vida; sobre ela foi fundada a Igreja que clama: Hosana! Bendito és tu que vens!”

.
Depois ocorre a procissão dos ramos, alternando-se vozes dos fiéis em geral e vozes apenas das crianças.


Durante período da Páscoa os católicos bizantinos devem se saudar da seguinte forma, tanto no trecho da Divina Liturgia (Santa Missa) em que o sacerdote convida as pessoas a se saudarem, como na vida diária. A pessoa que saúda deve dizer:


- Cristo ressuscitou!
E a pessoa saudada deve responder:
- Em verdade ressuscitou!
.
"O Domingo de Ramos, o Senhor entra em Jerusalém e nos convida para que O sigamos. Pressentindo já a glória da Ressurreição, abraçamos a todos vocês, amigos e fiéis, com o santo ósculo da Páscoa que faz passar por nós o sopro da Vida nova. Que as portas da igreja, que abrimos hoje solenemente na liturgia, sejam simbolicamente as portas de nosso coração aberto e vulnerável, orientado unicamente, neste tempo de uma semana, para a realização do Pai e do Filho e do Espírito Santo." Trecho de uma homilia de um padre do rito bizantino

Nenhum comentário: