Páginas

terça-feira, 24 de março de 2009

Dom Rafael toma posse como membro da ABF


A Academia Brasileira de Filosofia (ABF) acolhe um novo membro efetivo e perpétuo. Trata-se do bispo de Nova Friburgo e presidente do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), dom Rafael Llano Cifuentes, que passa a ocupar a cadeira 16, antes ocupada pelo monge beneditino dom Estevão Bettencourt.

A posse aconteceu nesta quarta-feira, 18. O membro da ABF, o jurista Ives Gandra Martins, fez o discurso de acolhimento do novo acadêmico. Ele destacou a alegria de todos em receber o bispo na Academia e poder partilhar com ele a responsabilidade de manter viva a liberdade de pensamento no Brasil. "O discurso de posse de dom Rafael serviu para nós acadêmicos como um verdadeiro bálsamo, como uma vertente de esperança. E no mundo de hoje nós mais do que nunca estamos precisando de esperança", disse. E acrescentou: "Dom Rafael é um dos grandes pensadores do Brasil na atualidade. Daqueles que na sua coerência de vida, vive como pensa e não pensa como vive, como ocorre a muitos filósofos, que não conseguindo viver segundo aquilo que acreditam, passam a formular teorias, para justificar o seu modo de vida, mais ratio e menos comprometido com valores fundamentais."

A cerimônia de posse contou com as presenças de autoridades eclesiásticas e civis, entre elas o arcebispo de Niterói e seu auxiliar, respectivamente, dom Frei Alano Maria Pena e dom Roberto Francisco Ferreira Paz; o bispo de Itaguaí, dom Frei José Ubiratan Lopes; os bispos auxiliares do Rio de Janeiro, dom Edson de Castro Homem, representando o cardeal dom Eusébio Scheid, e dom Antonio Augusto Dias Duarte; e o prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, além de Sacerdotes e intelectuais.

Homenagem a dom Estevão

O bispo de Nova Friburgo iniciou seu discurso homenageando dom Estevão Bittencourt, a quem descreveu como "um dos grandes homens da Igreja no Brasil".Em entrevista ao Portal da arquidiocese do Rio de Janeiro, falou do seu sentimento em assumir a missão de representar a Igreja na ABF: "O primeiro sentimento é de indignidade. Não estou à altura. Tenho, também, um sentimento de extremo agradecimento, porque me deram a oportunidade de poder intervir em assuntos de importância capital, como é o pensamento filosófico de todo Brasil. A academia abrange o Brasil inteiro e tem personalidades importantes. É uma enorme responsabilidade, e eu peço a todos as orações para que eu cumpra a minha missão, tanto no sentido sacerdotal, espiritual, como no sentido intelectual."

Fé e Razão

Dom Rafael dedicou seu discurso a análise sobre a relação entre Igreja e filosofia, enfatizando que religião e filosofia não são duas dimensões justapostas. "A filosofia fundamenta a teologia, e a teologia abre espaço para a transcendência filosófica. Fé e razão devem estar sempre caminhando juntas", disse.

Em entrevista ao jornal O Testemunho de Fé, ele complementou: "A teologia tem que ter uma base racional. Não se entende, por exemplo, falar que Deus tem uma natureza em três pessoas, se não é dom Rafael é o novo membro da ABFconhecida a raiz filosófica do conceito de natureza e do conceito de pessoa. Por outro lado, a filosofia não pode ficar circunscrita às dimensões horizontais do tempo e do espaço. Tem que ter uma dimensão vertical, do transcendente, do eterno, porque se não pensa nessa dimensão, estará convertendo-se em algo que simplesmente está encaminhando o homem para a morte.

A filosofia, neste caso, marca o roteiro para o ‘buraco’. Isso é macabro, e a Filosofia não tem essa finalidade macabra. Por isso, não podemos entender o pensamento humano sem essa verticalidade. Se não caminhamos para a eternidade, para Deus, estamos simplesmente nos encaminhando para a morte."

Nenhum comentário: