Páginas

sábado, 14 de março de 2009

Dom José Cardoso Sobrinho, OCarm














Grande defensor da ortodoxia católica, o ainda metropolita Dom José Cardoso. Em fase de conclusão do seu episcopado na "veneza brasileira", ficará na história eclesiástica do Brasil como um bispo que lutou e aplicou sua autoridade de arcebispo ao defender e aplicar o código de direito canônico e a doutrina moral da Igreja Católica. Com isso gerou muia polemica e foi visto por muitos como "ditador", "inquisidor"e "intolerante".

.

Amado e admirado pela maioria da chamada ala "conservadora" e "tradicional" da Igreja. E despressado e até odiado pela maioria da ala que segue a dita "teologia da libertação", sempre mostrou quem mandava e controlava tudo, com seu cajado de Pastor. Nos poucos meses que ainda lhe falta como Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, ele não se omite aos abusos da sociedade como no recente caso da menina de 9 anos que sofreu um aborto indusido por médicos do Recife, no qual foram excomungados automaticamente por tal ato.
.

O caso tornou-se tema de vários debates e foi divulgado em todos os jornais do mundo. O arcebispo foi apoiado por todos os bispos da CNBB Nordeste 2 e por autoridades da Santa Sé, além claro do Bispo Primaz do Brasil.
.

Dom José foi e é ainda muito hostilizado por muitos admiradores do finado Dom Helder. Creio que o proximo arcebispo de Olinda e Recife, também será comparado com o "Dom", e as críticas surgiram e a hostilidade também, por parte dos fiéis e sacerdotes ordenados por Dom Helder.
.
Dom José também ficou famoso em fechar uma "faculdade" de Teologia e um "Seminário" nos primeiros anos do seu governo na Arquidiocese de Olinda e Recife. Pois os dois , pregavam a Teologia da libertação e até algumas doutrinas divergentes da oficial pregada pela Santa Sé. Dom José também deixou de renovar contrato (provisão canônica) a muitos padres religiosos "missionários" em sua arquidiocese por serem de um linha ultra progressista e até TL. Além de muitas transferencias (algo cotidiano e permitido pelas leis da Igreja) . Isso fez nascer na Arquidiocese a cultura da "passeata" e do "abaixo assinado" por toda vez que o arcebispo tranferisse um padre para outra paróquia. Como também teve casos de Demissão, suspensão e expulsão de muitos padres, que cometeram delitos canônicos e imorais.
.
O Curriculo de Dom José :
Foi Bispo em Paracatu-MG durante 6 anos (1979-85)
Nomeado Arcebispo para Olinda e Recife , (1985- 2009)
Estudos:
Graduado em Filosofia e Teologia;
Pós graduado em Direito Canônico e Direito civil
Doutor em Direito Canônico.
Foi Professor em Direito Canônico - Roma/Itália (1957-60)
(Colégio Internacional Santo Alberto);
Conselheiro Geral da Ordem Carmelida (1957-60);
Procurador Geral da Ordem Carmelita (1971-79);
Presidente da CNBB NORDESTE 2 (1987-1991)

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu como milhares de outros católicos não podemos admitir a postura de Dom Jose perante ao estupro de uma criança inocente. Esse arcebispo é um cancer dentro da igreja católica e deveria ser imediatamete expulso da igreja. Cada vez cresce mais minha vergonha em ter gente como ele no nosso meio. Vamos iniciar uma campanha para sua expulsão. Pelo bem da igreja. Se muitos a bastante tempo achava que ele era pedófilo agora está cada vez mais dificil sustentar que não seja. Ele éuma vergonha para todos nós que queremos uma igreja limpa e honesta, voltada para os justos e não para os estupradores , bandidos e padres homossexuais e pedófilos

Celso Eduardo Semper Idem disse...

Que tempos são esses que vivemos em que um bispo católico é execrado e crucificado pela opinião pública por defender a vida? Rezemos por Dom José Cardoso Sobrinho, para que ele continue firme e fiel à sua missão, mesmo quando todos lhe viram as costas.

Sem. Ciro Quintella Lacerda - Cor Unum et Anima Una disse...

Se até o Soberano Pontífice foi atacado pelos que se dizem "CATÓLICOS", quem não seria o Reverendíssimo Dom José Cardoso Sobrinho...
O único pecado que a Santa e Mãe Igreja nunca pecou e não pecará é por OMISSãO.

Matheus Ibiapino disse...

ESTIVE COM ELE ONTEM,
PRAZER ENORME É TER ELE MORANDO NA MINHA CIDADE,
COM SUA HUMILDADE E COMPAIXÃO
MATHEUS IBIAPINO- ACÓLITO(NÃO INSTITUIDO DE GOIAA-PE)

Matheus Ibiapino disse...

goiana*

Matheus Ibiapino disse...

quanto ao q esta pessoa q ate não quis mostrar sua identidade eu só digo que ele(a) reveja seus conceitos religiosos pior que estuprar é matar e o aborto é um assassinato procure saber mais das leis de Deus e nunca tire conclusões precipitadas com o que não sabe!!!!!!