Páginas

terça-feira, 3 de março de 2009

Coletiva de Dom Eusébio sobre a sucessão da Arquidiocese do Rio

Na tarde desta sexta-feira, 27 de fevereiro, o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid concedeu uma coletiva aos jornalistas na Mitra Arquidiocesana do Rio de Janeiro. A entrevista foi realizada para tratar do anúncio da sucessão do novo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, até então Arcebispo de Belém do Pará. Dom Orani foi anunciado como novo Arcebispo pelo Papa Bento XVI na própria manhã do dia 27 e tomará posse no dia 19 de abril.

Dom Eusébio, nomeado Administrador Apostólico, afirmou que foi o primeiro a tomar conhecimento da notícia e que se mostrou alegre com a sucessão.

- Fiquei satisfeito com o anúncio e me coloco absolutamente aberto a receber aquele que é enviado pelo Senhor. O novo Arcebispo trará novas forças e novas perspectivas ao Rio de Janeiro. Me sinto alegre, sem nenhum sentimento de tristeza, até porque é o Senhor que faz essa escolha, afirmou o Cardeal.

O Cardeal destacou o Rio de Janeiro como uma referência para a Igreja Católica de todo o Brasil e citou o 10º Plano Pastoral de Conjuto como sinal de boa metodologia de trabalho. Apontou, porém, a necessidade de fazer um novo. - A inspiração da fé nesta Arquidiocese é muito grande, mas ainda é preciso se tornar mais profunda no conhecimento da verdadeira fé. Para isso fizemos um plano de pastoral muito bem feito. No momento, eu diria para Dom Orani que é a hora de pensar num novo plano, disse.

Sobre o novo Arcebispo, Dom Eusébio afirmou ser uma pessoa de grande religiosidade e de grande habilidade com a comunicação.

Para tomar à frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro é necessário ter características comunicativas e Dom Orani as tem. Ele é quem o Espírito Santo escolheu. Tudo que é bom continua, mas adquire uma outra coloração, falou. Segundo o Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid, a maior alegria de seu governo foi a transformação do Cristo Redentor em Santuário.

Após o dia 19 abril, ele se muda para São José dos Campos, São Paulo, onde foi nomeado como o primeiro Bispo, em 1981. Mas afirma que não se sente preocupado com o novo governo do Rio. Dom Eusébio deixa para Dom Orani um projeto já todo encaminhado de construir uma Igreja dedicada a São Paulo.

- Meu plano é construir uma Igreja em alguma favela em homenagem a São Paulo Apóstolo, grande evangelizador dos povo. Acho que vai ser um dos mais bonitos símbolos do Rio, conclui o Cardeal.

Nenhum comentário: