Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

Cardeal William Joseph Levada - Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

Congregação para a Doutrina da Fé (Congregatio pro Doctrina Fidei) é a mais antiga das nove congregações da Cúria Romana, um dos órgãos da Santa Sé. Na Idade Média era chamada de Sacra Congregação da Inquisição Universal e era responsável pela Inquisição em si. Foi também designado por Tribunal da Santa Inquisição.

Este órgão se encarregava de averigüar casos de apostasia entre católicos, principalmente aqueles pertencentes ao próprio clero. O julgamento implicava penas como prisão, excomunhão, uso de vestes que identificassem o herege etc. Além disso, ao contrário do que comumente se afirma, a pena de morte era evitada e concedida apenas na minoria dos casos, mesmo porque o perdão era concedido àquelas pessoas que se arrependessem durante o julgamento. Neste ponto, deve-se evitar confusão com a Inquisição Espanhola, liderada pelos reis de Espanha em sua busca da unificação de seu reino.

Fundada pelo Papa Paulo III, em 21 de Julho de 1542, com o objetivo de defender a Igreja da heresia. É historicamente relacionada com a Inquisição. Até 1908 era denominada como Sacra Congregação da Romana e Universal Inquisição quando passou a se chamar Santo Ofício. Em 7 de dezembro de 1965, uma nova reforma durante o pontificado de Paulo VI mudou para o nome atual.

A razão de ser da Congregação é difundir a doutrina e defender aqueles pontos de tradição que possam estar em perigo, com conseqüência de doutrinas novas não aceitáveis pela Igreja Católica. De acordo com o art. 48 da Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana, de 1988, "a tarefa própria da Congregação para a Doutrina da Fé é promover e tutelar a doutrina da fé e a moral em todo o mundo católico. Por esta razão, tudo aquilo que, de alguma maneira, tocar este tema cai sob sua competência".

Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé

Nenhum comentário: