Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Papa manifesta estima e proximidade ao novo patriarca de Moscou e de todas as Rússias


O papa Bento XVI reafirmou ontem, 1º de fevereiro, sua estima e proximidade espiritual ao novo patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Sua Santidade Kirill.

Kirill foi entronizado como novo patriarca ontem, na catedral moscovita de Cristo Salvador. Na ocasião, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Walter Kasper, que coordenou a delegação da Santa Sé na cerimônia, entregou a Kirill a mensagem do papa e um cálice, como “sinal de desejo de alcançar o quanto antes a plena comunhão”.

“Que nosso pai celestial lhes conceda abundantes dons do Espírito Santo em seu ministério e lhes permita guiar a Igreja no amor e na paz de Cristo”, disse o papa na mensagem.
O pontífice recordou ainda o predecessor de Kirill, o patriarca Alexis II. Segundo o papa, Alexis II “deixou a seu povo um patrimônio profundo e perpétuo de renovação e desenvolvimento eclesial” e “manteve um espírito de abertura e de cooperação com os outros cristãos e com a Igreja Católica, em particular, na defesa dos valores cristãos na Europa e no mundo”.

“Estou seguro de que Vossa Santidade seguirá construindo sobre este sólido fundamento, pelo bem de seu povo e pelo benefício dos cristãos em todo o mundo”, afirmou o papa.

“Desejo ardentemente que sigamos cooperando para falar os modos de fomentar e fortalecer a comunhão no Corpo de Cristo, em fidelidade à oração de nosso Salvador: que todos sejam um para que o mundo creia”, concluiu Bento XVI.


Um comentário:

Anônimo disse...

A manifestação de carinho e acolhimento ao novo patriarca de moscou e de todas as Rússias, por parte de S.S Bento XVI é um sinal de maturidade e prudência rumo a unidade com os irmãos da "SANTA RÚSSIA".