Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Nomeado novo bispo para Divinópolis

Padre Tarcísio Nascentes dos Santos será o novo bispo da diocese mineira de Divinópolis. Sua nomeação foi anunciada nesta quarta-feira, 11, pelo papa Bento XVI, que aceitou o pedido de renúncia de dom José Belvino do Nascimento, 76, conforme o cânon 401, parágrafo 1º.

Natural de Niterói (RJ), padre Tarcísio atualmente é pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima e vigário episcopal do Vicariato Norte da arquidiocese de Niterói, onde foi ordenado em 1978. Nascido aos 27 de fevereiro de 1954, padre Tarcísio fez seus estudos no Seminário Menor da Arquidiocese de Niterói. Em 1972, ingressou no seminário Maior da mesma arquidiocese e cursou filosofia na Escola Teológica da Congregação Beneditina. Iniciou a teologia no Seminário Maior São José, da arquidiocese de Mariana (MG), concluindo o curso na Escola dos Beneditinos em 1978.

Em Roma,de 1985 a 1992, fez bacharelado, mestrado e doutorado em Teologia Sistemática no Centrum Academicum Romanum Sanctae Crucis . Na arquidiocese de Niterói, padre Tarcísio foi pároco das paróquias de São Domingos, em Niterói; Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema; Nossa Senhora da Conceição, em Ilha da Conceição e Nossa Senhora de Fátima, da Venda da Cruz.

Além disso, foi vice-reitor, diretor espiritual e ecônomo do Seminário da arquidiocese; pró-vigário geral; membro do Conselho Presbiteral, da Comissão Regional dos Presbíteros; sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas e da Associação Nacional dos Presbíteros do Brasil. Foi professor na Faculdade de São Bento, no Rio de Janeiro, e no Instituto Filosófico e Teológico da diocese de Nova Friburgo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua assessoria de imprensa, cumprimenta padre Tarcísio pela nomeação e deseja-lhe fecundo pastoreio na diocese de Divinópolis. Ao mesmo tempo, agradece a dom José Belvino pelos 19 anos de frutuoso trabalho nesta diocese, precedidos pelo pastoreio de Itumbiara, em Goiás (1981 a 1987) e em Patos de Minas (1987-1989).

Um comentário:

teresinha disse...

divinópolis espera que o novo bispo chegue cheio do espito santo para cumprir esta maravilhosa missaõ e liderar este povo tão sedento de paz e fé.