Páginas

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Institutos de disciplina romana extraordinária de Direito Pontifício

Administrador Apostólico Dom Rifan -Brasil


Instituto Cristo Rei


Fraternidade Sacerdotal São Pedro

Os intitutos tridentinos de reconhecimento pontifício são comunidades que permanecem usando exclusivamente a forma extraordinária do Rito Romano, chamado "Tridentino" ou de "São Pio V".
.
Conhecemos algumas:
Fraternidade Sacerdotal São Pedro (em latim: Fraternitas Sacerdotalis Sancti Petri) é uma sociedade de vida apostólica de direito pontifício, composta por sacerdotes católicos e que tem uma missão no Mundo. Essa missão consiste no seguinte:
a) formar e santificar padres no quadro do rito romano tradicional;
b) a ação pastoral desses sacerdotes no Mundo, ao serviço da Igreja Católica Romana.
.
A Fraternidade foi fundada no dia 18 de julho de 1988 na abadia de Hauterive (Suíça) por 10 padres e alguns semiraristas. Pouco tempo depois de sua fundação e graças a ajuda do Cardeal Ratzinger, ela foi acolhida por Dom Joseph Stimpfe, bispo de Augsburgo (Alemanha) em Wigratzbad, santuário mariano bávaro. E lá que se encontra hoje o seminário europeu da Fraternidade São Pedro. Esta Fraternidade hoje conta com 140 padres e 120 seminaristas.

site: http://www.fssp.org/
.
O Instituto de Cristo Rei e Sumo Sacerdote (em latim: Institutum Christi Regis Summi Sacerdotis) é uma sociedade de vida apostólica erigida canonicamente em 1 de Setembro de 1990. Sua divisa é Veritatem facientes in caritate (Confessando a verdade na caridade).
.
Tem como objetivos a glória de Deus e a santificação de padres ao serviço da Igreja e das almas através de uma formação doutrinal e espiritual. Sua finalidade é particularmente missionária: difusão e defesa do Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo em todos os aspectos da vida humana. Dedicado a Cristo Rei e Sacerdote, o Instituto tem como patrono principal a Imaculada Conceição e honra como patronos secundários São Francisco de Sales, São Tomás de Aquino e São Bento.
Possui um seminário em Gricigliano, na Toscana, perto de Florença (Itália), onde se formam, dentro do espírito romano, os futuros sacerdotes do Instituto. Tem como reitor o Pe. Philippe Mora. O Instituto está presente na Europa (Itália, França, Bélgica, Espanha, Alemanha, Áustria, Suíça, Reino Unido, Irlanda), em África (Gabão) e na América (Estados Unidos). Os livros litúrgicos usados são conforme ao Missal de 1962 (Missal Romano, Ritual Romana, Pontifical Romano e Breviário Romano - rito romano tradicional), dentro do promulgado pelo Motu Proprio Eclesia Dei Aflicta de 2 de Julho de 1988. O Instituto de Cristo Rei e Sumo Sacerdote tinha, em 2006, 41 padres e 60 seminaristas. O seu Superior-Geral é monsenhor Gilles Wach.
.



.
O Instituto Bom Pastor é uma sociedade de vida apostólica de direito pontifício, em que os seus membros querem exercer o seu sacerdócio dentro da Tradição (doutrinal e litúrgica) da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
.
Foi erigido em 8 de Setembro de 2006 (Festa da Natividade de Nossa Senhora), em Roma, pelo Cardeal Dario Castrillon-Hoyos, representando o Papa Bento XVI. O rito próprio do Instituto Bom Pastor é o rito romano tradicional, contido nos quatros livros litúrgicos (pontifical, missal, breviário e ritual romano) em vigor em 1962.
.
Possui um seminário em Courtalain, França , Chile, Colômbia, França e Roma.
O seu fundador e Superior-Geral é o padre Philippe Laguérie. É composta por 12 sacerdotes e 2 diáconos.
.
Em 8 de setembro de 2006 - O Papa Bento XVI outorga um grande e bonito presente a Nossa Senhora no dia de seu aniversário. Foi fundado canonicamente o Instituto do Bom Pastor (IBP), como sociedade de vida apostólica de Direito Pontifício, reunindo sacerdotes, com a tripla missão de promover uma crítica construtiva ao Concílio, que permita finalmente ao Papa dar uma interpretação autêntica de seus documentos, de instituir paróquias pessoais para celebrar o rito Gregoriano, como rito próprio e exclusivo conservando todos os livros litúrgicos vigentes na Igreja no ano de 1962.
.
O IBP, como obra da Igreja, nasce providencialmente obedecendo a uma necessidade espiritual da cristandade atual. Já se pode entrever, na sua curta existência canônica, o modo de atuação da Providência no centro da História da Igreja; com uma graça específica (com seu carisma próprio, como se diria hoje) Deus suscitou um meio visível, entre outros, de transmissão, continuidade e permanência do imutável; o IBP é hoje uma ponte entre o passado e o futuro para que as próximas gerações, beneficiando-se do que é permanente do passado, possam dar a sua contribuição para a Glória a Deus e a salvação das almas.
.

O Bom Pastor é uma Sociedade de vida apostólica de direito pontifício.
Que diferença há com uma prelazia pessoal ou uma administração apostólica? De que bispo dependerá os senhores?

O Bom Pastor é mais independente que uma prelazia pessoal, a qual pediria a concordância do bispo do lugar para a implantação de todas as suas casas. Uma sociedade de vida apostólica – assim como uma administração apostólica – tem necessidade da concordância do bispo e depende dele quanto à missão junto aos fiéis, quando se tratar de receber o encargo de uma paróquia. Ao contrário, se tratar de abrir para seus membros uma escola, um seminário, um centro cultural ou uma capela privada, o Bom Pastor não dependerá da jurisdição do bispo do lugar. Ele depende unicamente da Santa Sé para a jurisdição sobre seus membros e pode escolher o bispo que quiser para as ordenações. Os outros ministérios possíveis (capelania, serviço dos doentes etc.) deverão se realizar em uma concordância harmoniosa com os bispos e o clero diocesano, à qual o Direito Canônico convida – e obriga – uns e outros.
.

A fundação do Bom Pastor é um sinal de esperança que modifica o destino difícil que lhe reservava até então uma parte das autoridades francesas: atualmente, a convenção assinada com o Cardeal Ricard, Presidente da Conferência dos Bispos da França, para acolher a sede do Bom Pastor em Santo Elói, em sua diocese de Bordeaux (Arquidiocese), mesmo se encontra, cá e lá, alguma incompreensão, marca uma reviravolta em benefício da reconciliação e da concordância entre irmãos na Igreja Católica

O Instituto Bom Pastor tem Sede mundial em Bordeaux – França. Onde se localiza o Seminário Geral. O Instituto Bom Pastor tem sede também no Chile e Colômbia .
OBS: Se instalaram em São Paulo-SP, mas não tiveram sucesso pastoral e finalizaram as atividades no Brasil.
.
A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney (em latim Apostolica Administratio Sancti Ioannis Mariae Vianney) foi erigida em 18 de Janeiro de 2002, resultado das negociações empreendidas entre a Santa Sé e a União Sacerdotal São João Maria Vianney.
.
Dom Fernando Rifan - Bispo titular e Administrador Apostólico: Campos-Rio de Janeiro - Brasil .
.
A União Sacerdotal São João Maria Vianney era uma associação de sacerdotes, fundado em 1982, por D. Antônio de Castro Mayer, que celebrava o rito romano tradicional na Diocese de Campos.
Reconciliou-se com a Santa Sé, em 2002, e denomina-se agora Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Resulta da reconciliação dos «Padres de Campos» com a Santa Sé.
Depois do falecimento de D. Antônio de Castro Mayer, sucedeu D. Licínio Rangel à frente dos destinos da União Sacerdotal São João Maria Vianney.
.

A Administração Apostólica São João Maria Vianney é uma espécie de diocese pessoal, com Bispo próprio, dependente diretamente da Sé Apostólica e com o direito de usar exclusivamente o rito romano tradicional. Tem como sede a Igreja do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na cidade de Campos no Rio de Janeiro. A Administração Apostólica constitui paróquias pessoais.
O primeiro administrador apostólico foi Dom Licínio Rangel, sucedendo-lhe em finais de 2002, D. Fernando Arêas Rifan, que se mantêm ainda no cargo.


Em 2007, a Administração Apostólica conta com quarenta padres, trinta e dois seminaristas, 75 religiosos e assiste cerca de 28.000 fiéis. Tem 24 escolas sob a sua autoridade. A Administração estende o seu apostolado a uma dúzia de outras dioceses brasileiras de acordo com Ordinários locais (dentro da Motu Proprio Eclesia Dei)



Site: http://www.adapostolica.org/

Nenhum comentário: